sexta-feira, 4 de abril de 2008

Mentira

De acordo com certa enciclopédia, "mentira é o oposto da verdade. Mentir geralmente envolve dizer uma falsidade a alguém que tem o direito de saber a verdade, e fazer isso com a intenção de enganar ou prejudicar a este ou a outro" (Estudo Perspicaz das Escrituras, Vol II, página 807).

É fácil para o mentiroso fazer uma declaração falsa sobre outra pessoa. Embora não apresente provas, sua mentira cria dúvidas, e muitos crêem nele sem investigar a sua afirmação. Assim se prejudica a reputação do inocente, e ele arca com o fardo de provar a sua inocência. Portanto, é frustrador quando as pessoas acreditam no mentiroso em vez de no inocente, e isso destrói o relacionamento do inocente com o mentiroso.

Afirmações como "este homem é seu amigo íntimo", dito a uma mulher casada é um exemplo de de afirmação insidiosa. É como perguntar a um sujeito, diante de muitas pessoas: "e então, você parou de bater na sua mãe?". Se o sujeito não responder nada, ou se responder, sua reputação já foi posta em dúvida.

Jurar em juízo e mentir em seguida é amoral, imoral e antiético. Uma pessoa capaz disso se esquece de que há um Deus da Verdade observando tudo e que um dia vai colocar todas essas afirmações na sua MESA de JUIZ e fazer o acusador provar suas afirmações. Se esquece de que há um sistema de coisas que zela pela verdade e que mesmo negada, esta sempre está à vista.

A vantagem de viver mentindo, é a liberdade da irresponsabilidade, da falta de compromisso com o bem do próximo, do completo desprezo pela ordem correta das coisas.

A desvantagem é que este tipo de pessoa vive num mundo de faz de conta em que nada é confiável, todos são suspeitos. Viver assim, é uma penitência em si. Mas não é a única penitência.

Por isso, meu filho, não minta. Se jurar ou não jurar, é melhor morrer que esconder a verdade. Porque a verdade não dita a quem precisa saber é um veneno que mata lenta e dolorosamente.

É isso.

3 comentários:

Unknown disse...

Eheh, mas você não indicou a quem está direcionado o texto... eheh.

Nilton Cavalini disse...

Vai no Blog da Eden que lá tem nomes...

EDEN SO PARA MAIORES disse...

As vezes convivemos durante anos com algumas pessoas, passando muitas vezes uma grande parte do nosso precioso tempo convivendo com seres que não tem comprometimento algum com a honestidade e verdade , voces não fazem ideia do que ouvi e vivi durante 5 anos, principalmente durante os ultimos 2 anos quando começou o pior...tramóias e mentiras era só o que eles pensavam , uma forma de deixar tudo despercebido e oculto.. me arrependo amargamente de não ter tido coragem de falar antes o que eu via acontecer... mas minha lealdade com a empresa em que eu considerava minha 2 casa falou mais alto, e o tempo passou mais rápido que eu imaginava.Enfim dei um basta e antes que fosse tarde e não tivesse mais saída e FALEI.