quinta-feira, 10 de abril de 2008

Fútil

Ó mundo fútil!

Lula diz que para reduzir a inflação, tem que se produzir mais alimentos. É mole? Dizem que o preço dos alimentos puxou os índices de inflação para cima. Estão mais caros por causa do aquecimento global.

Está aí mais um item para promessas de campanha: "se for eleito, prometo acabar com o aquecimento global, pelo menos no Brasil".

Uma coisa que eu nunca imaginava está acontecendo, no entanto. Lula está tentando usar o pensamento sistêmico. Ele entendeu a causa primária da inflação neste caso. Só não entendeu que a diminuição na produção de alimentos não é o problema em si. Se eu fosse seu consultor diria a ele que a frase certa para o caso é: para reduzir inflação, tem que diminuir o aquecimento global. Mas como essa é a causa sistêmica e nenhum político do mundo (a não ser Al Gore, presumo) sabe como atuar numa causa destas, o melhor é continuar atacando o sintoma, ou fingindo isso.

Mas o que esperar num sistema (político neste caso) onde quem é pago para criar leis fica o tempo todo ocupado com escândalos internos e investigações que são da alçada da polícia? Isso mesmo, por que nossos legisladores perdem tanto tempo com CPIs quando nossas Leis e Constituição são tão rotas que já imploram por revisão urgente?

Ó mundo fútil! E essas são apenas algumas futilidades. Em meio a tudo isso ainda ouço o salário anual de milhões de dólares para um simples chutador de bola, logo depois da notícia que dá conta do índice de mortalidade infantil na África onde milhões de pessoas vivem com pouco mais de 1 dólar por dia (isso porque a cotação do dólar está em baixa).

E para fechar, tem a Ana Maria Braga que surgiu logo depois do jornal, parecendo uma boneca de cera. Tem tanta coisa naquela cara, que é impossível saber como foi ou seria a Diva do Botox, caso este não existisse... mais um ser fútil impestando as mentes fúteis das infelizes donas de casa.

É por isso que a mulherada quer trabalhar fora. Lá a futilidade pelo menos é remunerada.

3 comentários:

Alexandre Sousa disse...

Lula e pensamento sistêmico? Isso realmente é o fim dos tempos!!!

Não adianta o quão sistêmico se pense se os efeitos do sistema dependem das ações conjuntas de pessoas em diferentes partes desse sistema. É como achar a solução e, sem ter o que fazer, dizer: é, fudeu!

Essa palavra futilididade define com primor inigualável o estado atual de nossa sociedade e das ações tomadas por ela. Pessoas fúteis seguindo objetivos fúteis.

Se fossemos menos fúteis, talvez o pensamento sistêmico conduzisse a alguma mudança, mas por enquanto, só está dando motivos para mais desespero.

Não sou contra o pensamento sistêmico. Ao contrário, sou um praticante dele (ou pelo menos aprendiz.. hehe). Sou contra o pensamento sistêmico praticado por idiotas, pois dessa forma eles tem uma teoria pra provar suas idiotices.

Nilton Cavalini disse...

Pois é Alexandre.

Não suporto mais. Já odiava a mediocridade. mas me acostumeti com ela. Já a futilidade é demais. O mundo está ficando pequeno...

Adriel Souza disse...

Eita agora sempre vou visitar seu Blog ^^