quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Súmula Vinculante

Você sabe o que é uma súmula vinculante? Confesso que não sei e nem quero saber, principalmente no contexto. Pois é, o STF emitiu uma destas para proibir nepotismo na administração pública.

Bom, pelo menos eu sei o que é nepotismo. Você também sabe. A imprensa está fazendo o maior barulho sobre o assunto. Afinal, o "cabra" é eleito para trabalhar pelo povo, ganha uma grana preta para um expediente de terça a quinta e ainda emprega todo parente que puder para mamar um pouco mais das gordas tetas de dinheiro que se arrecada com impostos, taxas, e contribuições.

Mas os deputados e outros honestíssimos políticos não se fizeram de rogados pela súmula vinculante do STJ. Até agora, apenas 2 familiares foram demitidos. Os demais estão na moita. Sabe a justificativa? Dizem que a súmula é obscura e ainda precisa estar mais claro o que deve ser feito e em que nível devem ocorrer as demissões.

Talvez os deputados não tenham entendido o que é nepotismo. Ou talvez não esteja claro o que significa proibição. Ou quem sabe queiram criar uma CPI mista para apurar qual é o verdadeiro sentido da palavra parente. Político não leva à sério o dito popular que diz que "parente é que nem dente - quanto mais juntinhos, mais sujeira". Mas eles não se importam com sujeira. É o meio no qual trabalham. Se alguma sujeira os incomoda eles criam uma CPI e... não resolvem nada. Até porque não se pode prejudicar o ambiente no qual se vive.

Oh sim, mas falando em empregos, eles estão ventilando a possibilidade de "isonomizar" (sabe o que é isso?) os salários dos 3 poderes, ou seja, todos os servidores do "escalão" deles (me recuso a dizer "alto escalão" para a referida profissão) deve ganhar a mesma coisa. Para isso, pode ter certeza, não haverá necessidade de rever súmula ou clarificar nada. Um deputado poderá ganhar nominalmente 25 paus!!!

Bom, não sei nada quanto à súmulas ou isonomias. O que sei é que eles gostam mesmo é de "sodomizar" a população que posa de tonta o tempo todo.

Nenhum comentário: