quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Eleições


Já percebeu como todos os problemas da sociedade são simples de se resolver? Pelo menos na época das eleições. Você já viu algum candidato dizendo que será impossível fazer isso ou solucionar aquilo? Jamais, pois político em eleição sempre tem a resposta para tudo.

Eu me lembro de um debate entre Mário Covas e Francisco Rossi em que eles falavam sobre os menores abandonados. Mário Covas garantiu que até o final do segundo ano do seu mandato não haveria mais menores abandonados. Eu ficava pensando que tipo de magia negra ele usaria para conseguir tal feito. Mas, como bom político (agora morto), Covas é do bem e não usou magia negra para tirar menor nenhum da rua. Nem dois anos depois de assumir e nem 4 anos depois de morrer. Simplesmente a coisa não era tão simples assim - e tanto ele quando Rossi sabiam disso.

Este é só um exemplo. Existem milhares, senão milhões. Lá na minha cidade (tsc) tem uma frota de carros de som tocando dingles terríveis com músicas que vão do funk ao axé vendendo a honestidade, a disposição e o preparo de futuros prefeitos e vereadores. O atual prefeito está se candidatando de novo e, acreditem, tem solução para todos os problemas que até mês passado não tinham solução. Não é sobrenatural?

É claro que quando o cara senta no trono, se dá conta de que na prática, a teoria é outra, e que uma coisa é promessa de campanha, mas a outra é a realidade. É como funcionário em entrevista para emprego, o cara tentando flertar a menina, o estelionatário dando o golpe - tudo depende da qualidade e convincência do seu xaveco.

A maioria ainda acredita na política. Para outros é uma questão de "péssimo com eles, pior sem eles". Mas a verdade é que os únicos problemas que políticos eleitos resolvem prontamente são os seus próprios. Você já viu político que acaba mandato mais pobre do que quando começou? Só se for burro! Mas político burro não ganha eleição. E quando ganha, sendo burro, sofre impeachment ou AVC, ou qualquer outra coisa deste tipo.

Mas, até o final dessa orgia de carros de som, vamos ter que ouvir que fulano é honesto, cicrano é trabalhador e beltrano vai levar você do inferno para o céu em 4 anos. E quanto a você, acredite se puder.

Oh sim, e quanto ao Hitler, ele havia prometido um Terceiro Reich de 1000 anos em que realizaria tudo o que o Sacro Império Romano não conseguiu realizar... e acreditaram nele.

Um comentário:

Rosemeire do C. Oliveira disse...

Pois é Nilton, infelizmente em ano de eleições temos que ouvir tantas barbaridades .... e o pior de tudo, é saber que ainda tem gente que acredita segamente nos nossos candidatos com "vocação para Anjo".